AS FREGUESIAS 

A União das Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo situa-se no município de Oliveira de Azeméis (no mapa acima a tracejado amarelo). Esta união foi criada através da Reorganização Administrativa do Território das Freguesias de 2013 (RATF). Segundo resultados preliminares dos Censos 2021, estas freguesias têm em conjunto 5106 habitantes, distribuídos pelos seus 12,54 km². 

Nogueira do Cravo tem uma longa história, tendo uma primeira referência escrita do ano 1049. São várias as referências a Nogueira do Cravo na avaliação dos rendimentos das igrejas e mosteiros do País, ordenado por D. Dinis na sequência da Bula dada em Avinhão, a 23 de maio de 1320, pelo Papa João XXI. Nogueira do Cravo pertenceu ao termo e condado da Feira até 1799, transitando depois para o Município de Oliveira de Azeméis. Em relação à economia da freguesia, o desenvolvimento industrial resultou da exploração das Minas do Pintor, uma unidade industrial importante para a região e para o próprio concelho. Esta zona da freguesia, designada como Mina do Pintor, está identificada por diversas entidades, pela importância das cinco chaminés que ainda vão resistindo.

Pindelo é de igual modo uma freguesia com muitos anos de história, sendo que a primeira referência escrita num documento tem a data de 1134. Deve o seu nome à palavra latina "pinitellum", diminutivo de "pinitum" (pinhal). A povoação terá crescido no sopé do monte do Pereiro. Nos tempos dos Visigodos, o território de Pindelo pertenceu à diocese do Porto, que aqui terminava. Antes ainda da primeira referência escrita a Pindelo surge, em 994, na documentação com o nome de Pinhão, que é agora um lugar da freguesia, cujas propriedades se estendiam por parte de Ossela. Também aqui existiu uma das mais antigas fábricas de papel do distrito de Aveiro. Laborava no lugar de Pombarinho e apresentava no "selo de água" uma pomba. É de realçar o facto de que atualmente se podem encontrar documentos na Torre do Tombo tendo como suporte papel saído desta fábrica. Pindelo possui ao longo do Rio Antuã um importante conjunto de moinhos e cascatas de grande beleza. 

A nível empresarial, estas freguesias estão servidas pela Zona Industrial de Nogueira do Cravo/Pindelo, estando ali instalados importantes grupos empresariais. 

A nível associativo, estas freguesias têm algumas das mais antigas e ativas associações do concelho. Constam da última atualização: Associação Columbófila Nogueirense, Escola de Ciclismo Bruno Neves, A Noz – Associação Nogueirense de Cultura e Desporto, Associação Recreativa e Cultural de Pindelo - PARC, Associação Recreativa e Cultural do Carnaval de Pindelo, Centro Ciclista Nogueirense, Comissão de Festas – Corpo de Deus em Pinhão, Comissão de Festas de Nogueira do Cravo, Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 534, Grupo de Danças e Cantares de Nogueira do Cravo, Grupo de Música Acordes e Tradições, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Nogueira do Cravo, Grupo Folclórico Juventude de Sta Maria de Pindelo, Real Clube Nogueirense e Sociedade Columbófila Nogueirense.   
Share by: